FLAGRA: A BMW REALMENTE ESTÁ PREPARANDO UM SUPERESPORTIVO PARA CONCORRER COM FERRARI E LAMBORGHINI?
Série 8 esconde um protótipo inédito que poderia retomar o nome M1 (ou assim sonhamos)

A BMW está testando um protótipo bem curioso. À primeira vista, é um Série 8 tradicional. Porém, tudo indica que o cupê é uma mula. Observe bem os vidros traseiros laterais. Eles têm entradas de ar que indicam o uso de um motor central-traseiro, enquanto o carro original tem propulsor dianteiro. O vidro de trás foi trocado por uma persiana. 

Aí tem. Mas o pessoal da revista alemã Auto Motor und Sport afirmou que não se trata de uma mula de um novo carro com propulsor atrás.   

Embora a ideia pareça exótica para a BMW, é apenas impressão, uma vez que a marca alemã já teve um projeto do tipo: o M1. Lançado em 1978, o superesportivo seria construído em parceria com a Lamborghini, porém, acabou sendo executado com a ajuda de uma empresa composta por ex-engenheiros da... Lamborghini.


Era uma salada de nacionalidades. Desenhado por Giugiaro, o M1 tinha produção iniciada na Itália e dali ia para a Alemanha, onde sua construção era finalizada pela M Motorsport (foi o primeiro carro da divisão). O motor não era um V12 como em alguns rivais da Lamborghini e Ferrari, mas sim um clássico seis cilindros em linha. 

Abrigado logo atrás do motorista, o 3.5 entrega 277 cv e 33,7 kgfm de torque e leva o conjunto de zero a 100 km/h em 5,9 segundos, além de chegar à velocidade máxima de 262 km/h. 


De primeira, o carro fotografado lembra o M8, a versão superesportiva do Série 8 cupê. A frente foi vista ainda com disfarce, mas a grade dianteira permanece inconfundível. Os faróis também mudaram, agora com filetes dourados em vez das tradicionais linhas brancas.


Em relação ao carro tradicional, a traseira também ficou encoberta. As lanternas arredondadas aparentam ser falsas, disfarçando ainda mais a traseira, e as rodas receberam pinças de freio na cor vermelha.

Tudo com cara de ser uma mula, estágio em que o protótipo usa a carroceria de outro carro para ficar disfarçado. Poderia ser um M8 para alguma categoria da FIA (Federação Internacional do Automóvel)? Sim, mas queríamos que fosse o novo M1 mesmo.


Carros com motor central-traseiro são perfeitos para andar muito rápido. Não é por acaso de a Lamborghini e Ferrari privilegiam esse tipo de arranjo, decisão seguida pela McLaren, Bugatti, entre outras. Até mesmo a Chevrolet decidiu por esse tipo de solução na nova geração do Corvette (saiba as vantagens dos propulsores instalados atrás dos ocupantes). 

Na prática, a BMW M tem preço muito parecido com os praticados pela Porsche - além dos AMG, RS e companhia. Caso um novo M1 se concretize no futuro, a marca alemã vai se aproximar mais da Ferrari, Lamborghini e Maserati (com o novo MC20). Sem falar no Audi R8, seu futuro arquirrival.